4 found
Order:
  1.  10
    Lendo Aristóteles por óculos judeus: Maimônides e os Oito Capítulos.José Edmar Lima Filho & Leonardo Lima Ribeiro - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (2):57-81.
    O artigo trata de apresentar a obra Oito Capítulos, Shemona Perakim (introdução ao Pirkei Avot, Ética dos Pais, uma das partes integrantes do Comentário de Mishná), de Maimônides (Rabi Moshé Ben Maimon, 1135-1204), procurando estabelecer uma compreensão introdutória dos elementos centrais que se referem ao tema da ética. A metodologia hermenêutica utilizada demonstra o caráter de imersão na obra em questão, traçando uma breve explanação de cada uma das seções componentes do texto maimonidiano, pela qual se procura, como fio condutor, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Religión y límite: espaciotemporalidad y praxis política en Ludwig Feuerbach.Maximiliano Dacuy & Jose Edmar Lima Filho - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021044.
    In this article – and through a hermeneutical analysis of a textual nature – we will take a tour about a particular interpretatión of politics in Ludwig Feuerbach. The reading we make is that an idea of politics as self-limitation of man, implicitly overcoming criticism of Christianity, in the period 1839-1843. For its implementation, it is necessary – as we understanding it – to link politics and religión: understood as the passage of the critical gaze from the inside to the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    “Reflexão transcendental sobre o homem” e “Filosofia Crítica”.José Edmar Lima Filho - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36303.
    Neste artigo introdutório pretendo contribuir com o debate a respeito da importância das discussões sobre a “antropologia” em Kant, na medida em que compreendo que a relação dessa com outras regiões do pensamento kantiano pode produzir uma interpretação mais próxima entre a filosofia de Kant e a realidade concreta. Para cumprir esse intento, sugiro que existe a possibilidade de se pensar a Filosofia Crítica sustentada por uma “teoria da subjetividade” que se aproxima de uma “reflexão transcendental sobre o homem”, a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Sobre a certeza sensível e o problema do começo da filosofia.José Edmar Lima Filho & Maximiliano Dacuy - 2021 - Perspectivas 6 (1):96-114.
    O presente artigo pretende analisar os conceitos de certeza sensível em Hegel e Feuerbach, partindo da exposição do primeiro capítulo da Fenomenologia do Espírito (Phänomenologie des Geistes [1807]) hegeliana e do texto feuerbachiano Para a crítica da filosofia de Hegel (Zur Kritik der Hegelschen Philosophie [1839]). Em um primeiro momento a exposição é orientada pela perspectiva hegeliana, a qual defende a tese de que, enquanto a consciência sensitiva tem a pretensão de alcançar a verdade do objeto como algo singular e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark